segunda-feira, 1 de junho de 2015

Tem rio na Lua?

Audrey Hepburn cantando
Audrey Hepburn cantando
Moon River, música composta por Henry Mancini com letra de Johnny Mercer é de 1961. Foi escrita para a atuação em Breakfast at Tiffany's por Audrey Hepburn, a estrela dos filmes na época. A música rendeu o Óscar de Melhor Canção Original de 1961 para os autores. Clique na imagem ao lado para ver a cena do filme.

A linda Audrey Hepburn era tudo, menos cantora. Por isso fizeram a música com notas fáceis de cantar especialmente para ela. E a música era tão linda e certamente contribuiria tanto para a manutenção do sucesso dela que ela arrumou uma boa briga com os produtores do filme quando estes pensaram em tirar do filme a cena em que ela cantava a música. O leitor pode julgar depois de ver a cena se Audrey tinha razão de ficar chateada, ou seja, se o filme teria sido bom sem essa cena memorável. 

Andy Willians cantando
Andy Willians cantando
Moon River foi interpretada por várias vozes de sucesso, entre elas a de Frank Sinatra. Mas ficou inesquecível na voz de Andy Williams. Clique na imagem ao lado para ver e ouvir Andy cantando...

Quanto ao título, a visão de um rio na Lua é um caso de licença poética. É o caso de alguém que olha para a Lua e sonha, extasiado pela beleza do luar. Não há rio na Lua, só areia. Mas na imaginação do poeta pode ter sim rio em qualquer lugar.

Apesar de ser da década de 60 foi muito reproduzida por pelo menos por duas décadas e ficou na lembrança de muitos que foram crianças na década de 70 e 80. É reproduzida ainda hoje e provoca muitas saudades.

A série Cold Case
A série Cold Case
De vez em quando aparece em um filme ou série. Por exemplo, eu tomei contato com a música pra valer quando a ouvi em um episódio da série Cold Case. Era a história de uma debutante que morreu no dia do baile. Ficou sem solução o crime até que os empenhados policiais da série pegaram o caso. Moon River era um sucesso da época do baile e tocou no dia. Mas o baile teve esse fim trágico. No final, quando descobrem quem matou a moça (sem spoiler aqui), tocam uma versão da música num daqueles finais estilosos da série que virou até playlist do Youtube de tão assistidos (recomendo muito inclusive que o leitor passeie por essas playlists).

Enfim... a música é linda, foi bem cantada, bem escrita. Curtam, relembrem bons momentos. E comentem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário