quinta-feira, 4 de junho de 2015

E os rádios?



Rádio antigo
O rádio foi inventado no final do século XIX, num período em que principalmente nos EUA havia uma corrida para se inventar coisas e patentear pra ganhar muito dinheiro. Assim inventaram o rádio, o telégrafo, o telefone, a lâmpada, a fotografia, o cinema, o carro, o avião. Tudo isso e mais num período de aproximadamente 40 anos, entre 1870 e 1910.

Rádio criado-mudo
As transmissões regulares no entanto, se iniciaram somente em 1920. Daí foram avançando, melhorando até que se popularizou. Durante a Segunda Guerra na Alemanha todos tinham rádios para ouvir os discursos de Adolf Hitler. Depois se espalhou pelo mundo e todos puderam comprar seus rádios e ouvir notícias e músicas.

Os antigos eram grandes. a válvula. Cheguei a ver um por dentro, com duas válvulas enormes. Depois inventaram os rádios com transístores. Tinham os rádios de carros, elegantes e modernos para a época.

Rádio para carros
Pelo rádio ouvíamos notícias e músicas. A TV veio depois, na metade do século XX, e foi devagar substituindo os rádios como fonte de informação e entretenimento. Talvez o leitor se lembre que foram feitas novelas no rádio. Aqui no Brasil foram transmitidas boas radionovelas e muitos atores e atrizes que hoje estão na TV começaram no rádio. Se algum leitor ouviu radionovela, conta aí nos comentários! 

No smartphone
Tudo ficou moderno e hoje ouvimos rádio nos nossos smartphones. Faz pouco tempo que comecei a ouvir rádio só pela Internet, A transmissão via rede começou faz tempo, já se ouvia rádio pela Internet em 1996. Era lenta a rede ainda e não era um experiência legal. Agora tende a substituir a transmissão via ondas eletromagnéticas.

Em lugares distantes o rádio ainda é muito ouvido e é a única fonte de informação e entretenimento. Ah, tem a galera que adora ouvir futebol pelo rádio. Tem até alguns que levam rádio para o estádio e ouvem enquanto assistem o jogo ao vivo. Isso está acabando, mas creiam, ainda existe. Tem gente que ouve rádio há tanto tempo que não deixou de gostar e não dispensa o seu radinho a pilha.

Quem gosta de rádio? Quem ainda tem um? Quem viu todos esses rádios antigos? Quem ainda tem um desses em casa guardado no porão? Quem tem um tio ou avô que não larga o radinho? Conta aí nos comentários!

Nenhum comentário:

Postar um comentário