sábado, 8 de agosto de 2015

Biotônico Fontoura

Cartaz promocional de 1950
Cartaz promocional de 1950
Quem não se lembra do Biotônico Fontoura? E quem da nossa geração não tomou pelo menos uma colherada? Eu achava gostoso, mas quando tomava, mesmo depois de adulto, não sabia se era bom mesmo para a saúde. Um dia, curioso, resolvi ler sobre os omponentes do fortificante. Tinha a ver com o slogan famoso: ferro para o sangue e fósforo para os músculos e nervos.
Inventado em 1910 pelo farmacêutico Cândido Fontoura na carinhosa intenção de melhorar a frágil saúde de sua esposa. O medicamento fez 100 anos em 2010 e é considerado um dos mais antigos ainda comercializado. É, pois é!... a Hypermarcas comprou o laboratório Fontoura e ainda vende o Biotônico nas farmácias.

Almanaque de 1974
Cândido Fontoura era amigo de Monteiro Lobato e deu o fortificante para o amigo que reclamava de canseira. Parece que o medicamento melhorou a disposição do escritor, que depois colaborou na promoção do laboratório desenhando e escrevendo para o Almanaque Fontoura. 
 
Claro que comerciais de TV ajudaram a vender o produto. Os cartazes e o almanaque quando começou a circular eram desenhados. A fotografia ainda não tinha boa resolução para ser usada em propagandas. Quando a TV ficou popular, os comerciais de TV começaram. Confira abaixo o comercial que na minha opinião mais marcou a memória da gente... Angélica (participou de vários) e os irmãos Sandy & Junior participaram de comerciais do Biotônico Fontoura

Houveram duas pequenas polêmicas com o produto e algumas fofocas Por exemplo, durante a Lei Seca americana, o laboratório exportava o produto e ganhou muito dinheiro com isso. Tudo porque o fortificante tinha 19,5% de álccol etílico (a composição de um vinho forte em álcool é de cerca de 12%), o que gerou controvérsia pois quem mais tomava o fortificante eram crianças. E mais uma é que por conta da controvérsia anterior o Governo baixou uma lei que limitava a concentração de álcool para medicamentos para crianças. Nees época a composição foi alterada para se adequar à lei e passou a ter 12% de álcool etílico.

O concorrente Emulsão Scott passou por uma polêmica mais acentuada: passou-se a acreditar que muitas das pessoas que tomaram quando criança desenvolveram obesidade mórbida. Claro que começaram a pensar o mesmo do Biotônico, mas a composição é tão distinta que não vejo como comparar ambos os fortificantes.

Veja abaixo o comercial mais antigo da Angélica. Ela fez outros que podem ser conferidos no Youtube como continuação deste...



O almanaque Fontoura (aliás eu gostava de todos os almanaques de farmácias: Sadol, Laboratório Catarinense, Capivarol, Saúde da Mulher).

Mas para nós o que interessa é relembrar que gostávamos de tomar essa "pinguinha" antes do almoço todos os dias. Temos em nossas memórias o gosto e as promessas de saúde. E corríamos por aí atrás de bolas e pipas crentes de que muita daquela energia nos tinha sido dada graças ao fortificante.

E se alguém sentir saudades do fortificante ou estiver com falta de ferro no sangue, é só passar numa farmácia e comprar o lendário Biotônico Fontoura!